Vinicola Jolimont

Vinho Bordô: conheça sua origem, benefícios e mais! 

Vinhos

Vinho Bordô: conheça sua história, benefícios e mais! 

A uva bordô nasceu nos Estados Unidos, mais precisamente em Ohio, em 1840. A bordô pertence a espécie Vitis Labrusca, chamada popularmente de uva de mesa, utilizada para fabricação de sucos, geleias, doces e vinhos de mesa.  

Atualmente, a uva bordô é cultivada em todo o Brasil, com destaque para o Rio Grande do Sul e Nordeste do país. É uma uva que se adapta facilmente e é resistente a doenças e pragas que tendem a atingir a viticultura.  

Mas, mais do que ser relativamente de fácil cultivo e produtiva, a bordô gera vinhos de mesa de excelente qualidade. Eles costumam ser frutados, frescos e saborosos de beber. A exemplo, podemos citar o campeão de vendas da Vinícola Jolimont: o Tinto Suave, famoso rótulo vermelhinho que conquistou o Brasil.  

A seguir vamos descobrir mais sobre a bordô, suas características, benefícios e curiosidades!  

 
O que é o vinho Bordô? 

Vinho bordô é todo o vinho produzido com a uva de mesa bordô, espécie americana que se adaptou plenamente no Brasil. Algumas pessoas costumam confundir bordô com bordeaux, no entanto, bordeaux refere-se a uma região de francesa de grande prestígio, famosa pela produção de vinhos finos. Ao longo do artigo vamos aprofundar mais sobre o assunto! 

 
Quais as características da uva Bordô? 

A bordô tem cor vívida e intensa e casca grossa com baixa concentração de taninos. Tem sabor amargo e forte, por isso, é difícil encontrá-la em feiras e supermercados para o consumo in natura. No entanto, ela se sobressai na produção de vinhos de mesa, sucos, geleias e outros derivados.  

 
Como é o vinho Bordô? 

Geralmente, os vinhos elaborados com a uva bordô, apresentam teor alcóolico mais baixo, cor profunda e um intenso aroma de frutas, muitas vezes lembrando a própria uva. No paladar é frutado, macio e equilibrado, podendo ser suave ou seco.  
 
Qual a diferença entre vinho Bordô e Bordeaux? 

O Vinho bordô é elaborado com as uvas de mesa de mesmo nome, de origem americana, como vimos anteriormente. Já o vinho bordeaux, diz respeito aos vinhos produzidos com uvas finas, como Merlot e Cabernet Sauvignon, da região de Bordeaux, na França.  
 
Quais países mais produzem vinhos Bordô? 

Estados Unidos, seu berço, Portugal e Brasil são alguns dos países onde a uva bordô mais brilha. Em terras brasileiras podemos destacar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sul de Minas Gerais e a região Nordeste como os grandes protagonistas.  

 
Quais os benefícios do vinho Bordô? 

Alguns estudos comprovam que o vinho tinto, seja ele fino ou de mesa, como o vinho bordô, contém substâncias fenólicas, flavonoides, antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam o organismo. No entanto, para usufruir destes benefícios, o recomendado é consumir uma taça por dia, mediante autorização de profissional da saúde.  

Confira 5 benefícios do vinho bordô: 

  1. Melhora a saúde cardiovascular  

O vinho bordô é conhecido por conter antioxidantes, como o resveratrol, que podem ajudar a melhorar a saúde do coração. Consumido com moderação, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol ruim (LDL), além de ajudar a manter a integridade dos vasos sanguíneos. 

      2- Favorece a longevidade  

Alguns estudos sugerem que o consumo moderado de vinho pode estar associado a uma maior expectativa de vida devido aos seus efeitos benéficos para o coração e à capacidade dos antioxidantes de combate ao envelhecimento celular. Um belo exemplo de vida longa são os adeptos da dieta mediterrânea, que incluem o consumo de vinho em suas refeições.   

    3- Aumenta a densidade óssea 

O vinho bordô é rico em silício, um mineral essencial para o bom funcionamento do corpo humano que contribui para a densidade mineral óssea, ajudando a reduzir o risco de desenvolver doenças como a osteopenia e a osteoporose. Além disso, incentiva a produção de colágeno, substância com poder rejuvenescedor natural, atuando com ótimo potencial na regeneração de tecidos. 

4- Estimula o sistema imunológico 

O resveratrol aumenta a capacidade do corpo de criar moléculas anti-inflamatórias, o que pode levar a uma melhora no sistema imunológico. O antioxidante ajuda as bactérias intestinais saudáveis a florescer, favorecendo a produção de células T (responsáveis pela defesa do organismo) e aumentando a resposta imunológica do corpo. 

5- Auxilia na perda de peso  

O ato de beber vinho bordô com moderação, tem sido associado a uma série de resultados positivos para a saúde, incluindo a perda de peso. 

Estudos de investigadores da Espanha e de Boston observaram menores ganhos de peso entre os bebedores moderados de vinhos do que entre os abstêmios, pois as pessoas tendem a consumir menos calorias em uma refeição quando bebem vinho. Esses resultados, é claro, podem ser influenciados por outros fatores, como, por exemplo, o tipo de escolha de alimentos em uma refeição. 

Ainda assim, outra pesquisa nos Estados Unidos encontrou evidências de que os polifenóis do vinho tinto evitam que alimentos gordurosos sejam convertidos em tecido adiposo, além de manter a glicose baixa entre as células de gordura. 

 
Como harmonizar o vinho Bordô? 

O vinho bordô seco vai harmonizar muito bem com carnes vermelhas grelhadas, massas ao sugo, lasanha à bolonhesa, risoto de queijos, pizza marguerita e até mesmo um suculento hambúrguer tradicional.  

Já o vinho bordô suave, mais docinho, fará o par perfeito com chocolate ao leite, bolo de chocolate, sorvete de morango e outras sobremesas deliciosas.  

Apesar de combinar divinamente com pratos mais doces, o vinho bordô suave faz bonito com pratos salgados. É a famosa harmonização por contraste, que busca o equilíbrio entre elementos opostos de um prato e de um vinho. Neste caso, experimente com carnes assadas, massas à bolonhesa, queijos de média cura e embutidos.  

Tim-tim e até a próxima taça!  

Tags :

Compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Últimas Publicações

Precisa de Ajuda?

Gostou do nosso conteúdo e deseja comprar um belo vinho? Clique no botão abaixo para falar com nossos especialistas Jolimont.